Neurociência e educação: entrevistas com Roberto Lent

-roberto lent
O neurocientista Roberto Lent, autor de 100 bilhões de neurônios (Atheneu, 2002), falou à Mente e Cérebro sobre os desafios de levar o conhecimento produzido nos laboratórios de neurociência para a sala de aula. Para isso, afirma, é preciso construir uma ponte de troca de informações entre professores e estudiosos do cérebro. “O educador está no chão da escola e sabe de coisas que nós cientistas ignoramos completamente.”

Falou também sobre como os avanços na ciência implicarão em questões éticas num futuro próximo, como detecção de doenças degenerativas com o feto ainda no útero.

A seguir, você pode assistir a entrevista, dividida em tópicos.

Como a neurociência pode contribuir para a educação?

A busca da neurociência por marcadores de transtorno de comportamento

A prescrição da Ritalina e o diagnóstico de TDAH

Roberto Lent: O QI (quociente de inteligência) e os testes para medi-lo

 

fonte:  http://www2.uol.com.br/vivermente/multimidia/neurociencia_e_educacao_entrevistas_com_roberto_lent.html