29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise foi um sucesso

ScreenHunter_05 Oct. 25 23.23

Além de superar a marca de 2.000 congressistas, o evento aprofundou o intercâmbio entre as federações internacionais constituintes da Associação Internacional de Psicanálise, fundada por Sigmund Freud.

Entre 10 a 13 de outubro, São Paulo foi palco dos mais variados debates sobre a psicanálise contemporânea na América Latina, que giraram em torno do tema “Invenção-Tradição”, durante a realização do 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise, organizado pela Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL).

O evento, que priorizou a voz dos profissionais dos países latinos, superou as expectativas da organização, reunindo profissionais da área, professores e estudantes, que ultrapassaram a marca de dois mil congressistas. Juntos, brasileiros, argentinos, uruguaios, mexicanos, chilenos, venezuelanos, colombianos e peruanos circularam pelos quatro dias do evento no Hotel Sheraton WTC considerando a “tradição e a contemporaneidade dos teóricos, frente ao emaranhado efervescente de situações do cotidiano da vida atual, bem como o contexto cultural e social dos vários países da América Latina”, como coloca Maria Elisa F. Pirozzi, secretária geral da FEPAL.

Leopold Nosek, presidente durante o último biênio da FEPAL, acrescentou que a participação – mesmo que em menor número – de representantes de países como Canadá, França, Espanha, Portugal e Bélgica, também mostrou a relevância e importância do evento no meio.

Ao transmitir a presidência da Federação para seu sucessor, o argentino Abel Fainstein, Nosek garante que com o apoio e força da FEBRAPSI (Federação Brasileira de Psicanálise, constituída por 14 sociedades e grupos de estudo brasileiros), o relacionamento interfederações teve seu coroamento durante sua gestão. O último congresso da FEPAL em São Paulo ocorreu em 1988, período de administração de outro paulista, Fabio Herrmann.

Foram muitas as situações que contribuíram para o sucesso do evento. Além do próprio tema, que estimulou os analistas a debruçarem-se sobre a teoria e prática da psicanálise na atualidade, Maria Elisa enfocou as atividades paralelas, como o I Encontro de Psicanálise das Línguas Ibero-Americanas, que tem pretensão de se tornar tradicional nos próximos congressos da FEPAL:

“Trouxemos vários analistas consagrados do Brasil e da América Latina, como também da Europa e Estados Unidos, para discutirem como a língua expressa o inconsciente, este, um dos conceitos centrais da psicanálise”.

Como pano de fundo, foi utilizado o teórico contemporâneo de Freud e Melanie Klein, Wilfred Bion e a literatura como estímulo, com contos de Jorge Luis Borges e Clarice Lispector para discutir a clínica. O resultado foi uma discussão estimulante e atual.

Outro fator positivo foi a aproximação da psicanálise e o meio acadêmico com a sessão “Psicanálise e Universidades”, ao promover os títulos acadêmicos das universidades ao longo da formação analítica.

O saldo das atividades científicas, que foram coordenadas pelo psicanalista argentino Carlos Barredo, foi: apresentações em 20 salas, com sessões plenárias e discussões pós-plenárias, 23 cursos, 114 painéis, 48 oficinas, 19 pequenos grupos de discussão, 160 trabalhos em 80 mesas de temas livres, e 40 pôsteres.

Durante o encontro ainda houve o lançamento de diversos livros; a apresentação da nova revista da FEPAL, a Calibán; e uma intensa programação de atividades culturais que incluíram visitas à Bienal de Artes de São Paulo, ao Teatro Municipal, à Cinemateca e à Pinacoteca. Sem contar que a abertura do congresso foi coroada com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira.

O próximo congresso da FEPAL já tem local e data marcada: será em setembro de 2014 em Buenos Aires.

Sobre a Fepal:

A Federação Psicanalítica da América Latina congrega diversas sociedades de psicanálise dos países latinos e está vinculada à International Psychoanalytical Association (IPA). Com 3.500 associados, a entidade tem como publicação oficial a revista Calibán, com periodicidade quadrimestral e design moderno, repleto de ilustrações. Além de reunir trabalhos representativos da psicanálise latino-americana, a revista debate temas culturais e artísticos.

Fepal 2012 – 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise
Veja mais sobre o evento em: www.fepal2012.com
Realização: Federação Psicanalítica da América Latina

fonte: Farol Comunitário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Both comments and pings are currently closed.

Comentários esto encerrados.

Powered by WordPress | BestInCellPhones.com Offers Free Cell Phones. Compare Rate Plans at iCellPhonePlans.com and find Cheap Palm Pixi at iCellPhoneDeals.com.